Medicina Interna
A Medicina Interna é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das patologias agudas ou crónicas do doente adulto.
É uma especialidade eminentemente hospitalar em que os internistas acabam por estar presentes na Consulta Externa, na Urgência, em Unidades de Cuidados Intensivos e no Internamento, onde acompanham os doentes internados ao seu cuidado ou assistem doentes internados ao cuidado de outras especialidades.
Esta assistência partilhada do doente internado é fundamental para a prestação de melhores cuidados atendendo à cada vez maior idade e complexidade dos doentes e das patologias.
O médico especialista em Medicina Interna centra a sua abordagem na individualidade, abrangência e complexidade de cada doente através de uma compreensão centrada, não apenas no órgão(s) ou sistema(s) afetado(s), mas em todo o indivíduo e na globalidade do seu organismo, inserido num meio social, profissional e familiar.
Os internistas centram a sua atividade no diagnóstico, do mais simples ao mais complexo, na abordagem, tratamento e acompanhamento da doença aguda ou crónica, na integração da multipatologia e terapêuticas complexas do doente adulto.
O internista é consultado, sempre que necessário, em doentes submetidos a cirurgias, para otimização pré-cirúrgica e gestão de comorbilidades e terapêuticas no perioperatório procurando minimizar o risco e aumentar a qualidade e a segurança do doente no seu percurso hospitalar.
A visão holística do internista sobre o doente, aliada a um conhecimento abrangente, profundo e atualizado nas várias áreas do saber médico, confere a estes especialistas capacidades de diagnóstico e terapêutica únicas, bem como uma posição privilegiada na gestão e articulação dos cuidados de saúde necessários a cada doente, principalmente em ambiente hospitalar.
A crescente subespecialização do saber médico com o surgimento de cada vez mais especialidades e subespecialidades fez ressurgir a necessidade do médico assistente, do que olha para o doente como um todo e não apenas para um órgão ou sistema. Do que integra todos os problemas de saúde, todos os tratamentos e gere de forma mais próxima e eficiente o percurso do doente num ambiente cada vez mais complexo que é o hospitalar.