Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica dedica-se não só à avaliação, mas também ao diagnóstico e tratamento das perturbações psicológicas e emocionais, proporcionando apoio e orientação a qualquer pessoa que enfrente desafios de natureza mental e/ou comportamental.
As abordagens terapêuticas utilizadas são baseadas em evidências científicas e o trabalho terapêutico é feito em estreita colaboração com os pacientes, auxiliando-os a compreender e lidar com questões relacionadas à saúde mental, melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar psicológico.
Entre as perturbações tratadas pela Psicologia Clínica destacam-se a ansiedade, a depressão, o stress, as perturbações alimentares e da ingestão, as perturbações do sono, as dependências, os traumas, as perturbações de personalidade, entre outras.
Além disso, a Psicologia Clínica pode auxiliar na promoção da saúde mental, na prevenção de perturbações psicológicas e no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Os psicólogos clínicos trabalham preferencialmente em colaboração com outros profissionais de saúde, garantindo uma abordagem integrada e multidisciplinar no cuidado dos pacientes.