
Cirurgia Vascular
Cirurgia Vascular
A Cirurgia Vascular é uma especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.
Esta especialidade médica está muito próxima da angiologia, pois ambas tratam doenças vasculares. A divisão entre a cirurgia vascular e a angiologia faz-se essencialmente pela necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica. O angiologista é o médico responsável pelas doenças clinicas vasculares que não necessitam de cirurgia, embora um cirurgião vascular também esteja apto para o fazer.
O Hospital da Cruz Vermelha tem uma experiência acumulada de décadas no domínio da cirurgia vascular.
Cirurgia Vascular: varizes, tromboflebite e outras doenças vasculares
Existem dois grandes grupos de doenças vasculares pelas quais a cirurgia vascular é responsável: as doenças por insuficiência arterial, ou por insuficiência venosa. Tromboflebites e varizes encontram-se no grupo de doenças vasculares com maior prevalência na nossa população, o grupo da insuficiência venosa.
Tromboflebite
A tromboflebite, vulgarmente também designada por trombose venosa, é uma obstrução da veia por um coágulo sanguíneo. Quando o coágulo surge em veias superficiais mais próximas da pele trata-se de uma tromboflebite superficial. Quando as veias afetadas pelo coágulo são mais profundas trata-se de uma tromboflebite profunda, ou trombose venosa profunda.
A tromboflebite pode ser indicio de doença grave, como cancro do pulmão ou pâncreas, quando ocorre repetidamente em diferentes locais. Este tipo de tromboflebite é conhecido como tromboflebite migratória.
Varizes
Outra doença alvo da cirurgia vascular e que tem também uma componente estética associada, são as varizes. Estimasse que em Portugal 35% da população adulta sofra de varizes. Esta incidência tem maior expressão na população feminina a partir dos 30 anos.
Varizes são veias nos membros inferiores que se apresentam dilatadas e tortuosas, em consequência de alterações na parede ou nas válvulas das veias. É esta alteração do bom funcionamento da veia que leva à acumulação de sangue nas pernas e aparecimento dos primeiros sintomas de varizes: pernas cansadas, pesadas, comichão, dor nas pernas, inchaço, dormência e cãibras nocturnas. Estes sinais podem surgir e devem ser considerados, mesmo sem sinais visíveis ou palpáveis de varizes.
Cirurgia Vascular: angiografia, escleroterapia e outros procedimentos da cirurgia vascular
No Hospital da Cruz Vermelha tem acesso a todos os cuidados e exames necessários no âmbito da cirurgia vascular.
Realize connosco diferentes tipos de angiografia, aortografia, flebografia e eco-doppler necessários para o diagnóstico ou tratamento de uma doença vascular.
Componente de tratamento da cirurgia vascular é a escleroterapia, também conhecida como secagem de varizes. Este é um método quase indolor, que permite bons resultados e com baixo risco de complicações.