
Neuropsicologia
Neuropsicologia
Neuropsicologia de Intervenção
A Neuropsicologia é uma área, comum às Neurociências e à Psicologia, que se dedica à correlação entre as, várias, Dinâmicas Comportamentais do Ser Humano e a Atividade das Estruturas Encefálicas que as sustentam, de forma direta ou indireta, em situação normal ou patológica.
Mas, que em que consiste um atendimento nesta área da saúde?
É uma atividade multifacetada e muito abrangente. Assim, este ramo da medicina atua nas diversas faixas etárias (lactentes, crianças, adolescentes e adultos), com preocupações particularmente pronunciadas na área do envelhecimento normal (senescência) e patológico (senilidade). Por outro lado, esta especialidade atua clinicamente em patologias diversas (neurológicas, psiquiátricas, cardio-vasculares, endócrinas…) com impacto ao nível das dinâmicas cognitivas (linguagem, concentração, memória, organização do pensamento e atividades), emocionais, comportamentais e da personalidade, resultantes de disfunções (diretas ou indiretas) do tecido encefálico.
É hoje comum as pessoas, das mais diversas idades, queixarem-se de perturbações da concentração e /ou da memória. Ora a Neuropsicologia tem, atualmente, instrumentos simples, mas eficazes que permitem detetar, clinicamente, esse tipo de alterações e, regra geral, distinguir as que se revestem de um perfil patológico das que decorrem daquilo a que podemos chamar 'vicissitudes do quotidiano' (ansiedade, stress, fadiga). Por outro lado, há (hoje) um sem número de técnicas que permitem erradicar ou, pelo menos, minorar as referidas alterações, libertando a pessoa dos impactos negativos que as mesmas têm no seu quotidiano.