
Oftalmologia
Oftalmologia
Oftalmologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e tratas as doenças dos olhos.
Algumas das patologias mais comuns em oftalmologia são:
- Defeitos refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia)
- Situações inflamatórias (Conjuntivite, queratite, uveíte, blefarite)
- Olho seco
- Cataratas
- Glaucoma
- Estrabismo
- Retinopatia diabética
O Hospital da Cruz Vermelha está dotado de equipamento de tecnologia avançada que permite qualidade de diagnóstico e tratamento através de uma equipa de oftalmologia, com médicos oftalmologistas experientes em patologia ocular.
Oftalmologia: glaucoma, cataratas e outras doenças oculares
Estimas-se que 80% dos invisuais têm como causa de cegueira doenças evitáveis. No entanto, a necessidade de cuidados e prevenção para doenças de oftalmologia é por vezes esquecida ou desconhecida. O rastreio para prevenção de cegueira é crucial e o mais indicado é a observação pelo médico oftalmologista.
As crianças devem começar a ser observadas pelo médico especialista em oftalmologia, pelos três anos de idade, de forma a detectar defeitos que possam passar despercebidos.
Mais tarde, pelos 40-50 anos, altura em que ocorre a presbiopia e começamos a não conseguir focar a curta distancia, devemos sempre recorrer a uma consulta de oftalmologia para iniciar o despiste de glaucoma.
Em idades mais avançadas é recomendada uma observação anual pelo oftalmologista para despiste de cataratas, glaucoma e degenerescência macular da idade.
Glaucoma
O Glaucoma é uma doença frequente em oftalmologia e habitualmente não diagnosticada, tornando-se assim uma das causas mais importantes de cegueira. Contudo, quando são feitas as observações de oftalmologia recomendadas e se consegue diagnosticar, a maioria dos glaucomas pode ser tratado e controlado com um tratamento médico ou cirúrgico.
Habitualmente associado a uma pressão intraocular alta, o glaucoma pode também surgir com pressões intraoculares normais, daí que seja importante uma avaliação regular pelo médico oftalmologista, mesmo na ausência de queixas.
Cataratas
Em oftalmologia é frequente comparar o funcionamento do olho com uma máquina fotográfica. O cristalino é a lente natural do olho, e é aqui que surgem as cataratas. O cristalino progressivamente torna-se opaco o que dificulta a formação da imagem na retina. No olho com catarata, a visão está dependente do grau de opacificação do cristalino.
A principal causa de cataratas é o envelhecimento e o único tratamento é a cirurgia. Os sintomas de cataratas incluem: visão turva, diminuição da sensibilidade às cores e contraste, aumento da sensibilidade à luz, entre outros. No entanto, no inicio as cataratas podem não manifestar sintomas.