
Ortopedia
Ortopedia
A ortopedia é a especialidade médica que trata dos ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações do aparelho motor e locomotor. Por ser uma especialidade médica tão abrangente, em ortopedia os médicos especializam-se em zonas anatómicas especificas, como: coluna, joelho, ombro, mão, etc. Outros médicos de ortopedia especializam-se por patologia: traumatologia, medicina infantil, ortopedia pediátrica, etc.
A ortopedia é a arte de corrigir ou evitar as deformidades do corpo.
Patologias de Ortopedia: escoliose, hérnia discal e tendinite
A escoliose e a hérnia discal são duas patologias de ortopedia relacionadas com a coluna vertebral.
Escoliose
A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral, em que existe uma curvatura lateral na linha habitualmente vertical e reta da coluna vertebral. Com escoliose a coluna vertebral apresenta uma curva simples, em c ou dupla, em s. O tipo de escoliose mais comum é o idiopático. Outros tipos incluem escoliose neuromuscular e escoliose degenerativa.
Alguns indícios notórios de escoliose são: ombros desnivelados, cintura assimétrica, omoplata proeminente ou inclinação do tronco para um lado.
A gravidade e forma de tratamento da escoliose é medida pelos graus destas torções. A cirurgia da coluna é recomendada em escolioses entre 40 a 50 graus.
Hérnia Discal
A hérnia discal ocorre quando o material esponjoso e macio que amortece as vertebras, desliza para fora do seu sitio ou fica danificado. A hérnia discal pode surgir em qualquer parte da coluna vertebral. Quando uma hérnia discal pressiona um nervo pode causar dor, entorpecimento e fraqueza não só localmente, mas na área do corpo para onde o nervo afetado viaja.
Existem três tipos de hérnia discal: hérnia discal extrusa, hérnia discal protrusa e hérnia discal sequestrada.
Tendinite
Tendinite é uma das patologias alvo da ortopedia que ocorre quando existe inflamação de um tendão. Um tendão é um tecido fibroso de enorme resistência. No entanto, é uma estrutura menos forte que o osso e menos elástico que o músculo, o que o leva a ser mais afetado em caso de sobrecarga.
A tendinite pode surgir em qualquer zona do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo. Os sintomas de tendinite habitualmente são dor e inchaço local, que por vezes surge associado de calor e/ou vermelhidão.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de tendinite são falta de alongamento muscular, postura inadequada e movimentos repetitivos.
A Ortopedia no Hospital da Cruz Vermelha
A Ortopedia e Traumatologia constituem um departamento polivalente que tem como premissas promover a assistência médica, clínica e cirúrgica, na vasta área das doenças osteo-articulares.
No Hospital Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) o departamento de Ortopedia dispõe de especialistas com ampla experiência no diagnóstico e tratamento da doença musculo-esquelética. O seu corpo clínico é constituído por uma equipa de Ortopedistas seniores, do quadro médico permanente, dando resposta a todas as situações ortotraumatológicas que diariamente lhes são colocadas através da consulta externa, urgente ou programada.
As boas condições proporcionadas quer a nível dos blocos operatórios e internamento, quer a nível dos meios auxiliares de diagnóstico analíticos e imagiológicos (com laboratórios dotados da mais avançada tecnologia), a cooperação com as especialidades médicas de apoio e a colaboração de uma equipa de enfermagem e fisioterapia, tornaram possível os resultados já alcançados na especialidade médica de ortopedia.