
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Adolescente norte-americano operado no Hospital da Cruz Vermelha para curar caso difícil de doença de Perthes
02 Janeiro 2018

Nuno Craveiro Lopes, médico ortopedista no Hospital da Cruz Vermelha operou, no passado dia 28 de dezembro, um adolescente de 14 anos proveniente dos Estados-Unidos com a doença de Perthes. Esta condição rara, que ocorre nas crianças, afeta a zona do quadril e carateriza-se pela falta de circulação sanguínea na cabeça do fêmur, provocando a morte deste osso da perna. Dor constante na anca, coxear frequente, dificuldade em movimentar a perna ou limitação na amplitude de movimento da perna são alguns dos principais sintomas desta doença que em casos mais graves podem impedir totalmente a mobilidade do doente.
O jovem norte-americano já havia sido operado no seu país, mas o tratamento não obteve o sucesso desejado e deu origem a uma luxação da anca (a cabeça do fémur fixou fora do encaixe da anca). Por falta de circulação do sangue, o osso de encaixe, que era esférico, ficou amolgado, provocando uma paralisia quase total do quadril. “As sequelas desta operação iriam provocar o desgaste da articulação e a necessidade de fazer uma prótese da anca antes do paciente completar 20 anos”, explicou Nuno Craveiro Lopes.
“Realizámos um procedimento cirúrgico chamado de distração articular com recurso a um fixador externo que permitiu pôr a cabeça do fémur no lugar, descomprimir a parte amolgada do osso e possibilitar que este cresça de novo. Posteriormente fizémos uma osteoplastia por moldagem de forma a tornar mais esférico o osso que estava amolgado”, aclarou o médico ortopedista.
Os procedimentos médicos realizados no Hospital da Cruz Vermelha foram realizados com sucesso e o paciente, que teve alta, já regressou ao país de origem. “Prevê -se a recuperação quase total da mobilidade da anca do paciente num prazo de dois meses”, salienta ainda Nuno Craveiro Lopes, um dos especialistas mundiais na doença de Perthes.
Veja também:

12 Março 2018
Trabalho clínico do HCVP selecionado no Congresso da Academia Americana de Ortopedia
Nuno Craveiro Lopes, médico ortopedista do Hospital da Cruz Vermelha, apresentou um trabalho clínico e experimental sobre a doença de Perthes.

02 Fevereiro 2018
Nuno Gama operado à coluna no Hospital da Cruz Vermelha
O designer de moda foi submetido a uma cirurgia à coluna no Hospital da Cruz Vermelha.

22 Janeiro 2018
Jovem moçambicano com pés botos operado “com sucesso” no Hospital da Cruz Vermelha
Jacinto Mathe foi operado no Hospital da Cruz Vermelha quinta-feira, dia 18 de janeiro. A cirurgia levada a cabo pelo Dr. Nuno Craveiro Lopes e a sua equipa permitiu corrigir uma deformidade agravada nos pés.

16 Janeiro 2018
Operação de jovem moçambicano no Hospital Cruz Vermelha é notícia na RTP África
A RTP, no canal público destinado às comunidades lusófonas africanas e Brasil, dedicou uma reportagem a um jovem moçambicano que vai ser operado, esta quinta-feira, no Hospital da Cruz Vermelha, para corrigir uma doença congénita agravada nos pés.