
Hospital da Cruz Vermelha
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Dr. Luís Baquero será orador no Congresso Nacional da SPCCTV
27 Novembro 2020

Luis Baquero, Chefe da Cirurgia Cardíaca e Diretor do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha, é um dos oradores principais do congresso nacional da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV), com o tema “Últimas Fronteiras na Cirurgia Cardíaca Mini-invasiva”.
Este é um dos temas que se espera mais participação pela oportunidade de partilha de casos clínicos entre centros de referência a nível mundial sempre com o foco no doente e nas melhores soluções e tratamentos.
A abordagem minimamente invasiva é um procedimento cirúrgico de diversos benefícios para o doente onde a abordagem é feita através de pequenas incisões. Para isso, os médicos recorrem à tecnologia avançada e instrumentos cirúrgicos especialmente desenvolvidos para o efeito, evitando, assim, a realização de uma incisão de média ou grande dimensão como é habitualmente feita na cirurgia tradicional, também denominada de cirurgia por via aberta.
A inovação passa por ter acesso ao coração para tratar todos os tipos de doença valvular cardíaca, sem necessidade de recorrer à esternotomia total, isto é, evitando a operação de “peito aberto”. O médico explica: “A menor agressividade cirúrgica implica, habitualmente, uma recuperação mais rápida, com menos dor e internamento mais curto, o que no contexto da cirurgia cardíaca com internamento habitualmente de vários dias tem um impacto clínico para o paciente e financeiro para a instituição muito significativo”.
No entanto, Luís Baquero avisa: “A maioria destes procedimentos está disponível apenas em alguns Centros de Cirurgia Cardíaca, na medida em que comportam uma complexidade técnica que requer treino e formação em centros de referência fora de Portugal. Os procedimentos minimamente invasivos são tecnicamente exigentes e é necessário algum tempo e dedicação para formar vários elementos e equipas para uma resposta adequada às necessidades tal como fazemos aqui no Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha.”
Vantagens da cirurgia minimamente invasiva:
· Pós-operatório menos doloroso;
· Diminuição do tempo de recuperação;
· Menor impacto estético. A cirurgia é feita na axila, ficando escondida debaixo do braço;
· A cicatriz é de pequena dimensão, contrariamente à esternotomia. A cirurgia cardíaca por via axilar não ultrapassa os 5 cm;
· Não interfere no crescimento do peito das mulheres;
· Não é necessário cortar qualquer osso, uma vez que a cirurgia é feita através do espaço entre as costelas;
· Menos perda de sangue durante a cirurgia, diminuindo a necessidade de transfusão de sangue;
· É um procedimento menos agressivo para o doente, relativamente à cirurgia tradicional;
· Reduz algumas das complicações cirúrgicas e respiratórias.
Veja também:

12 Janeiro 2021
HCV passa a disponibilizar 16 camas para doentes não-Covid em fase aguda
Atento à situação de emergência excecional do nosso País devido à COVID-19, o HCV atualizou o protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

08 Janeiro 2021
Mensagem de pesar pelo falecimento da Dra. Maria Cristina da Câmara
Considerada a pioneira na reanimação, a conceituada médica anestesista foi responsável pela criação da UCI no Hospital da Cruz Vermelha e nos Hospitais Civis de Lisboa.

07 Janeiro 2021
Não espere na fila. O Hospital da Cruz Vermelha já tem via rápida!
A pensar sempre no bem-estar e segurança dos seus clientes, o HCV desenvolveu com o seu parceiro Proside a Via Rápida Proximo.

16 Dezembro 2020
Constituição dos Órgãos Sociais da Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha
Realizou-se esta 4ª feira a Assembleia Geral da Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha (HCV), onde foram eleitos os novos membros dos Órgãos Sociais que iniciaram funções.