
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Hospital da Cruz Vermelha disponibiliza tratamento a laser para problemas na próstata
04 Agosto 2020
Em Portugal, realizam-se anualmente cerca de 10.000 cirurgias por queixas urinárias e doenças urinárias, causadas por Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP). O aumento do volume da glândula que dificulta a micção não é claro do ponto de vista clínico e analítico, no entanto sabemos que a persistência da dificuldade relacionada com a micção evolui se não existir intervenção clínica. Pelo que a Unidade de Urologia do Hospital da Cruz Vermelha disponibiliza um tratamento a laser à próstata para os queixosos de problemas urinários. Devido a uma maior perturbação e dificuldade na micção, justifica-se a necessidade de intervenção, que modifique a história natural da HBP.
Os sintomas relacionados com a HBP, vulgo queixas urinárias, podem ser resumidos em:
- Sintomas relacionados com o enchimento: alteração da frequência das micções e urgência para urinar.
- Sintomas relacionados com o esvaziamento: jato urinário fraco, hesitante ou interrompido e micção incompleta.
A severidade da obstrução ou dos sintomas nem sempre está relacionada com o tamanho da próstata. Alguns homens com grandes próstatas têm obstrução mínima com sintomas mínimos, outros, com menor volume de próstata, podem sofrer com severas queixas urinárias.
Como explica o Coordenador da Unidade de Urologia do Hospital da Cruz Vermelha, Dr. Mário Rodrigues, este tratamento inovador permitirá uma melhoria global da função miccional: “Este novo tratamento da próstata tem como mecanismo de ação um laser pulsátil (Enucleação da Próstata com Holmium Laser), que consiste num tratamento cirúrgico minimamente invasivo, que tem como objetivo eliminar a obstrução ao fluxo miccional, causada pela próstata, e desta forma permitir um esvaziamento normal da bexiga, com conforto, e a consequente redução dos sintomas urinários e a melhoria global da função miccional.”
Objetivo do Tratamento Cirúrgico minimamente invasivo:
a) Redução substancial dos sintomas urinários com melhoria da qualidade de vida;
b) Manutenção da vida sexual ativa;
c) Tratamento cirúrgico minimamente invasivo, com convalescença cirúrgica mínima.
Veja também:

17 Maio 2022
Hospital Cruz Vermelha disponibiliza consulta de segunda opinião ao doente cardiovascular
A consulta de segunda opinião é um direito de todos os doentes. Neste mês do Coração, maio, o Heart Center do Hospital Cruz Vermelha (HCV) disponibiliza, na área cardiovascular, a possibilidade de realizar uma consulta de segunda opinião relativamente a qualquer aspeto do processo do doente cardiovascular.

17 Maio 2022
Sabe como prevenir a Insufiência Cardíaca?
Sabia que apenas 15% dos portugueses conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da Insuficiência Cardíaca? A prevenção é o primeiro passo e esta doença deverá ser considerada uma prioriedade nacional, propõe a Fundação Portuguesa de Cardiologia.
.png)
11 Maio 2022
Equipa do Heart Center publica artigo no World Jornal of Cardiology
A técnica desenvolvida pelo Heart Center soma cada vez mais benefícios no diagnóstico e investigação da doença cardíaca. Os resultados desta metodologia inovadora permitiu que a equipa do Heart Center publicasse no jornal internacional de mais prestigio, o World Jornal of Cardiology.

05 Abril 2022
Investigação em torno do impacto da Cirurgia Metabólica no diabético
O Profº Dr. Rodrigo Oliveira e a equipa de investigação da Universidade Nova de Lisboa receberam o prémio de trabalho científico mais inovador de Investigação Clínica na área da Diabetes