
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Médico Otorrinolaringologista do HCVP alerta para os cuidados com a voz em programa da RTP
16 Abril 2018
No âmbito do Dia Mundial da Voz, que se celebra esta segunda-feira dia 16 de abril de 2018, a equipa médica da especialidade de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha está a realizar um Rastreio da Voz para todos os seus colaboradores e familiares.
No último dia desta iniciativa, que teve início no dia 9 de abril, o bloco informativo da manhã da estação pública, “Bom Dia Portugal”, acompanhou, em direto, um dos rastreios. Na reportagem, o Coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, Prof. Dr. Mário Andrea, explicou a importância de estar atento aos primeiros sinais para evitar possíveis problemas na voz. “Estar rouco é um sinal importantíssimo. Quem estiver rouco por mais de 15 dias deve ser observado por um otorrinolaringologista que é um perito em diagnóstico. Valorizam-se também outros aspetos como: a sensação da garganta arranhada, sensação de um corpo estranho, a tensão muscular. Quando uma pessoa sentir que alguma coisa na sua voz a está a atraiçoar ou que ao nível do pescoço tem alguma sensação deve ser observada”, explicou o profissional de saúde. “Pode até não ter nada de grave, mas tem alguma coisa que a está a impedir de usar a voz de uma forma correta”, acrescentou.
O Prof. Dr. Mário Andrea explanou ainda algumas das mais frequentes patologias associadas à voz. “Há uns anos atrás, estávamos preocupadíssimos com o cancro da laringe e que está ligado ao consumo de tabaco. Continuamos preocupados esta doença, mas o que mudou completamente foi a altura do diagnóstico. Antigamente o diagnóstico era feito em tumores já avançados e agora, felizmente, as pessoas estão muito mais atentas. A voz ganhou visibilidade e as pessoas chegam a uma fase muito mais precoce, o que permite tratamentos completamente diferentes. O que encontramos mais frequentemente nos rastreios são problemas de refluxo [do suco gástrico] ”, aclarou o médico otorrinolaringologista e professor catedrático.
A celebração do Dia Mundial da Voz culminará com um espetáculo comemorativo que acontece no dia em que se assinala esta efeméride. A cerimónia, que Hospital da Cruz Vermelha se associa, terá lugar no Auditório da Caixa Económica Montepio Geral, às 21 horas, e contará com as atuações de vários artistas portugueses, bem como a atribuição do Prémio Voz Montepio 2018 ao apresentador Júlio Isidro.
Veja (ou reveja) a reportagem do programa da RTP1 “Bom Dia Portugal” a partir do minuto 15:55 clicando aqui.
Veja também:

13 Abril 2018
Hospital da Cruz Vermelha associa-se ao espetáculo comemorativo Dia Mundial da Voz 2018
A cerimónia, que acontece no próximo dia 16 de abril, reúne alguns dos artistas e personalidades mais populares em Portugal e que têm na voz um instrumento essencial ao exercício da sua profissão.

17 Maio 2022
Hospital Cruz Vermelha disponibiliza consulta de segunda opinião ao doente cardiovascular
A consulta de segunda opinião é um direito de todos os doentes. Neste mês do Coração, maio, o Heart Center do Hospital Cruz Vermelha (HCV) disponibiliza, na área cardiovascular, a possibilidade de realizar uma consulta de segunda opinião relativamente a qualquer aspeto do processo do doente cardiovascular.

17 Maio 2022
Sabe como prevenir a Insufiência Cardíaca?
Sabia que apenas 15% dos portugueses conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da Insuficiência Cardíaca? A prevenção é o primeiro passo e esta doença deverá ser considerada uma prioriedade nacional, propõe a Fundação Portuguesa de Cardiologia.
.png)
11 Maio 2022
Equipa do Heart Center publica artigo no World Jornal of Cardiology
A técnica desenvolvida pelo Heart Center soma cada vez mais benefícios no diagnóstico e investigação da doença cardíaca. Os resultados desta metodologia inovadora permitiu que a equipa do Heart Center publicasse no jornal internacional de mais prestigio, o World Jornal of Cardiology.