
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Médico do HCVP nomeado membro do Conselho Consultivo do movimento “Salvar Mais Vidas"
23 Fevereiro 2018

Luís Baquero, cirurgião cardiotorácico e coordenador do Departamento de Circulação e Cirurgia Cardiotorácica do Hospital da Cruz Vermelha é desde esta terça-feira, 20 de fevereiro, o mais recente membro do conselho consultivo do movimento cívico “Salvar Mais Vidas”.
Coordenado por Gabriel Boavida, irmão do ator José Boavida, que perdeu a vida em 2016 na sequência de uma paragem cardíaca, “Salvar Mais Vidas” é um movimento cívico com as premissas de combater a paragem cardíaca súbita, também designada de morte súbita, e sensibilizar para a importância do direito à reanimação cardíaca.
“É preciso dar a conhecer à população portuguesa que a morte súbita acontece mais frequentemente do que aquilo que se sabe. Aproximadamente 10 mil a 11 mil pessoas por ano em Portugal são vítimas de morte súbita. Deste número, apenas 300 têm sucesso na reanimação, sobrevivendo sem sequelas”, explica Luís Baquero. O cirurgião cardiotorácico realça ainda a falta de “conhecimento básico” de como ser realiza uma reanimação cardiopulmonar, uma “manobra simples” e que “salva vidas” em casos de paragens cardíacas súbitas.
“Com esta colaboração com o movimento cívico "Salvar Mais Vidas", vamos ativar um sistema de ensino, treino e consciencialização da população portuguesa para melhorar a resposta perante a morte súbita. Para isso, vamos ensinar indivíduos-chave como, por exemplo, professores de escolas que vão ser treinados nas instalações da Cruz Vermelha para saberem realizar uma reanimação cardíaca e ganharem autonomia para ensinar os seus próprios alunos”, aclara o profissional de saúde.
Com esta iniciativa, o Coordenador do Departamento de Circulação e Cirurgia Cardiotorácica do Hospital da Cruz Vermelha espera criar um leque populacional capaz de ter uma “noção clara” de como reagir perante uma paragem cardíaca súbita. “Tenho a certeza que vamos espalhar uma onda de atividade que vai ter um impacto muito positivo a curto e médio prazo perante este problema que é muito grave em Portugal”, remata.
Veja também:

08 Abril 2021
Reportagem sobre cirurgia com incisão mini-invasiva pela axilar realizada no Heart Center
Conheça a história do doente António Sousa que aos 90 anos realizou esta cirurgia inédita em Portugal.

23 Abril 2018
Médicos do HCVP participam no evento “X Inovações em Cardiopneumologia”
Vários médicos do Hospital da Cruz Vermelha partilharam junto da comunidade académica e profissionais de saúde as suas experiências e as inovações técnicas nas áreas de cardiologia e cirurgia cardiotorácica.

21 Abril 2018
Cirurgião Cardiotorácico do Hospital da Cruz Vermelha nomeado membro da ISMICS
O Dr. Luís Baquero é um dos mais recentes membros da Sociedade Internacional de Cirurgia Cardiotorácica Minimamente Invasiva (ISMICS).

26 Dezembro 2017
Cirurgia cardíaca inédita em Portugal realizada com êxito no Hospital da Cruz Vermelha
O procedimento minimamente invasivo realizado numa criança de 9 anos é pioneiro no nosso país e surge como uma alternativa cirúrgica que apresenta diversas vantagens face às abordagens tradicionais na correção de cardiopatias congénitas.