
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Sistema inovador de Triagem Smart
27 Março 2020

O Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa começa hoje a realizar a “triagem smart” destinado a pessoas com sintomas, identificando à partida quais são os casos mais graves no quadro da pandemia de COVID-19. Tem como objetivo identificar o risco de complicações clínicas de uma forma rápida e precoce. Não é um "teste rápido" à Covid-19, é antes uma leitura do nível de inflamação, medido a partir da concentração no sangue da proteína C-reativa e da produção de leucócitos (células envolvidas no combate à infeção dos glóbulos brancos). Assim avaliando diversos parâmetros de análises e de inquéritos clínicos, é definida a prioridade de tratamento da pessoa com base na avaliação de risco de gravidade do estado clínico. Em conformidade com esta avaliação clínica pode ter que realizar o teste PCR (zaragatoa). Nesta fase inicial a "triagem inteligente" vai funcionar 12 horas por dia (das 8h00 às 20h00).
Quem pode fazer a triagem smart?
Os utentes reencaminhados pelo SNS com prescrição médica que ficam isentos de pagamento ou a titulo privado.
Como se processa?
O acesso a esta triagem será feito através de uma App (descarregar na App Store ou disponível no Google Play / https://www.triagemsmart.com ou https://apptriagemsmart.com) que os utentes vão ter de descarregar, preencher com dados pessoais seguido de um pequeno questionário médico e, por fim, inserir o código da prescrição. Assim realize os seguintes passos:
Passo 1 - O utente terá de instalar a aplicação “triagem smart” no seu telemóvel, de seguida preenche um questionário e insere o código da prescrição. Se não souber instalar a App ou se o seu telemóvel não permitir haverá no local essa possibilidade (tablet e apoio da equipa HCV).
Passo 2 - Dirige-se ao Hospital da Cruz Vermelha de carro (R. Duarte Galvão, 54, São Domingos de Benfica) e segue as indicações “triagem smart” chegando à Unidade Modular de Campanha da Cruz Vermelha Portuguesa. Não sai do carro ou ambulância e segue o circuito até chegar às equipas de técnicos de saúde.
Passo 3- Sempre dentro do carro ou ambulância, é feita uma colheita de sangue periférico (picada na ponta do dedo) para análise ao sangue (Proteína C Reactiva e leucograma) e uma colheita de secreções (narinas/garganta).
Passo 4 – Segue o circuito e dentro do carro o utente espera cerca de 8 minutos, onde lhe serão colocadas algumas questões sobre o seu estado de saúde.
Passo 5 – No final é dado ao utente o resultado/ uma classificação de risco com indicações que vão desde a vigilância domiciliária ao internamento imediato.
Passo 6 - Com a APP “triagem smart”, vamos acompanhar a sua evolução clínica de uma forma mais ativa e adequar os cuidados de saúde antes de ocorrerem maiores complicações. Isto significa que os utentes irão ser contactados regularmente de modo a poder tomar-se as melhores decisões.
Todos os meios de diagnóstico utilizados estão abrangidos pela regulamentação existente, sob supervisão do INFARMED e INSA (dependendo do tipo de diagnóstico). O resultado da triagem smart consiste, sobretudo, num aconselhamento de decisão. A triagem smart não é considerada como um dispositivo médico, consistindo numa ferramenta de suporte à decisão. Mas a decisão das ações a tomar cabe ao serviço clínico de triagem.
Haverá um espaço de observação clínica e de emergência no mesmo espaço para todos os procedimentos extra que sejam necessários.
Desde o momento em que se iniciar a triagem até receber os resultados passarão cerca de 10 minutos com capacidade de realizar 6 testes por hora.
Veja também:
.png)
16 Março 2023
Saúde Digital e Saúde em Casa
Novos serviços no Hospital Cruz Vermelha.

16 Março 2023
Hospital Cruz Vermelha aberto aos sábados
O Hospital Cruz Vermelha vai disponibilizar cuidados de saúde em ambulatório aos sábados de manhã entre as 09H00 e as 13H00, já a partir de 18 de março, alargando assim a resposta clínica aos seus utentes.

09 Março 2023
Reportagem CM - Clínica de Neurociências e Saúde Mental
Leia aqui o artigo feito pelo Correio da Manhã, acerca da Clínica de Neurociências e Saúde Mental. Aberta ao público desde 13 de fevereiro, esta é uma abordagem inovadora e coordenada pelo Dr. António Lains.

22 Fevereiro 2023
Saúde + Próxima - Cuidado de Saúde Primários
No âmbito do Projeto Cuidados de Saúde de Proximidade, o Hospital Cruz Vermelha vai prestar apoio ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte através da disponibilização de Consultas Médicas aos utentes sem médico de família.