
Hospital Cruz Vermelha Portuguesa
Todas as novidades e atualizações sobre o seu Hospital de sempre.
Sempre a pensar em si, sempre especializado em si.
Programa de Vigilância Epidemiológica da Infeção do Local Cirúrgico (HAI-Net Cirurgia)
29 Novembro 2022
.png)
A infeção do local cirúrgico (ILC) é o segundo efeito adverso mais frequente que ocorre no utente hospitalizado, conduzindo a um aumento da mortalidade, prolongamento de internamento, reinternamentos bem como a uma diminuição da qualidade de vida. O cumprimento das medidas de prevenção e controlo da ILC tornar possível uma redução destas infeções, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados ao utente.
Por estas razões as Infeções do Local Cirúrgico continuam a ser um alvo importante para a Vigilância Epidemiológica das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e uma prioridade oficial em vários países europeus. Neste contexto, o Hospital Cruz Vermelha aderiu ao Programa de Vigilância Epidemiológica da Infeção do Local Cirúrgico (HAI-Net Cirurgia) recomendado pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e gerido a nível nacional pela Direção Geral da Saúde.
Pretende-se deste modo reduzir a incidência da Infeção do Local Cirúrgico, através da adoção das recomendações para a “boa prática cirúrgica e da implementação e comparação de medidas preventivas chave entre hospitais e entre países da União Europeia.
No Hospital Cruz Vermelha, o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), em colaboração com os vários intervenientes no processo, iniciou a implementação deste protocolo na área da cirurgia ortopédica, nomeadamente nos utentes submetidos a artroplastia da anca e do joelho, prevendo-se o seu alargamento a outras especialidades cirúrgicas no início de 2023.
Veja também:

30 Janeiro 2023
Rastreio com a Junta de Freguesia de Benfica e Centro do Coração do Hospital Cruz Vermelha
O Centro do Coração, Heart Center do Hospital Cruz Vermelha realizou rastreios cardiovasculares à população de Benfica com mais de 65 anos. Uma iniciativa conjunta com os parceiros Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Junta de Freguesia de Benfica e inserida no projeto Radar.

31 Janeiro 2023
VAI E VEM entre Sete Rios e o Hospital Cruz Vermelha
O Vai e Vem é um serviço de mobilidade gratuita, assegurando a ligação entre Sete Rios e o Hospital Cruz Vermelha. Está disponível todos os dias úteis e é gratuito!

31 Janeiro 2023
Conheça o novo Cartão de Utente
O Hospital Cruz Vermelha disponibiliza o seu novo Cartão de Utente acessível a todos os seus utentes e agregado familiar, melhorando assim o acesso aos Cuidados de Saúde de Proximidade.
.png)
16 Janeiro 2023
Valências clínicas dedicadas à Saúde da Mulher
A Unidade Funcional dedicada à Saúde da Mulher conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente diferenciados. Saiba aqui como funciona.