
Saúde e Bem Estar
Numa altura em que estar informado é fundamental, disponibilizamos os mais variados conteúdos para sua consulta.
Patologia do ombro é a segunda causa de consulta em Ortopedia
18 Fevereiro 2021

O ombro «é a articulação mais móvel do corpo humano, sustentada e estabilizada apenas por músculos, ligamentos e tendões, o que a tornam mais vulnerável a sobrecargas e movimentos repetitivos, cada vez mais frequentes no nosso dia a dia». Ainda de acordo com o ortopedista Pedro Pimentão «as consultas de patologia do ombro são as segundas mais frequentes» em Ortopedia, logo a seguir às de patologia da coluna.
A consequência da sobrecarga do ombro «é sobretudo a dor, que pode levar a uma limitação muito acentuada da articulação por incapacidade de a movimentar. As lesões mais frequentes, e por ordem progressiva de tempo de duração de sintomas, são as bursites, tendinites(cálcicas ou não) e finalmente a rotura do tendão ou tendões».
Estas entidades clínicas «são por vezes difíceis de destrinçar apenas pelo exame clínico, tendo também a dor no ombro, como característica "infeliz", o condão de agravar na posição de deitado, o que impede o sono tranquilo».
De acordo com o especialista do Hospital da Cruz Vermelha, num diagnóstico de bursite ou tendinite, «o tratamento habitual contempla três modalidades: medicação, fisioterapia e infiltração com corticoide (em avaliação ainda o uso de fatores plaquetários de crescimento). Qualquer deles pode resolver o quadro. A escolha depende da avaliação médica e da aderência informada do doente. No caso de rotura tendinosa, a solução cirúrgica tem que ser equacionada».
Na Farmácia, perante as queixas de um utente, o especialista refere que «o farmacêutico pode aconselhar um medicamento anti-inflamatório sistémico ou local, e orientar o doente de imediato para uma consulta de Patologia do Ombro, integrada na Ortopedia. A dor, quando não cede com medicação e se deixa prolongar, pode levar a limitação grave da mobilidade articular, pelo que uma avaliação especializada e o tratamento adequado são fundamentais para impedir um quadro de capsulite adesiva, também conhecido como "ombro congelado"».
Fonte : Revista Farmácia Distribuição , mensal, nº338 Janeiro 2021 (Dossier Ortopedia)
Autor: Dr. Pedro Pimentão
Veja também:

18 Fevereiro 2021
Patologia da coluna: técnicas minimamente invasivas «são seguras e eficazes»
O médico Miguel Cordeiro fala-nos, na revista Farmácia Distribuição, das técnicas minimamente invasivas no tratamento da coluna.

12 Fevereiro 2021
14 de fevereiro : Dia Nacional do Doente Coronário
O Dia Nacional do Doente Coronário é comemorando a 14 de fevereiro e a equipa clínica do Heart Center aproveita para o alertar sobre os fatores de risco e o novo método de tratamento menos invasivo.

09 Fevereiro 2021
Quando iniciar a reabilitação após AVC?
Leia aqui os conselhos do nosso médico fisiatra, Miguel Reis e Silva sobre a importância e quando deve de iniciar a reabilitação após um AVC.

13 Janeiro 2021
As dicas da psicóloga Joana Pinheiro para combater a ansiedade durante novo confinamento
A psicóloga do HCV explica como a adopção das rotinas diárias e a criação de novas podem ajudar as pessoas a combater a ansiedade em nova fase de confinamento.