
Saúde e Bem Estar
Numa altura em que estar informado é fundamental, disponibilizamos os mais variados conteúdos para sua consulta.
As dores de cabeça podem ter cura?
05 Janeiro 2023

A dor de cabeça ou cefaleia é uma das condições médicas mais frequentes. São classificadas em cefaleias primárias quando não existe outra causa subjacente tais como a enxaqueca (também conhecida por migrane), cefaleia de tensão, cluster, cefaleia associada à atividade sexual ou cefaleia da tosse, e em cefaleias secundárias quando resultam de outra patologia tais como trauma da cabeça ou pescoço, patologia vascular da cabeça ou pescoço, doenças intra cranianas não vasculares tais como tumores, causadas por medicamentos ou outras substancias ou abstinência das mesmas, infeções, alterações da homeostase (hiper-pressão arterial ou baixa do oxigénio), dor secundaria a patologia da face, crânio, pescoço, olhos, ouvidos, nariz, seios perinasais, dentes, boca ou outras estruturas cranianas ou cervicais ou ainda de causa psiquiátrica. Há finalmente um terceiro grupo de cefaleias relacionadas com dor facial e dos nervos cranianos das quais se destaca a nevralgia do trigémeo.
Cerca de 90% das cefaleias pertencem a um pequeno grupo de categorias nomeadamente migrane e cefaleia de tensão. Ambas podem ser muito incapacitantes e na maioria dos casos o tratamento é farmacológico.
Nas cefaleias secundárias o objectivo passa por tratar a causa que as origina.
A nevralgia do trigémeo corresponde a dor frequentemente do tipo choque elétrico no território de uma ou mais das 3 divisões do nervo trigémeo (oftálmico, maxilar e mandibular) que é o quinto par craniano que enerva a maior parte da face. Costuma ter inicio e fim abrupto e ser extremamente incapacitante. Pode ser causada por compressão do nervo, esclerose múltipla ou sensibilização central. É mais frequente nas mulheres.
O tratamento normalmente passa pela administração de medicamentos, nomeadamente a carbamazepina.
Por vezes pode ser necessária cirurgia para descomprimir o nervo especialmente quando este está a ser comprimido por um vaso.
A rizotomia com radiofrequência é uma técnica percutânea em que se usa um elétrodo, parecido com uma agulha, que sem cortes, permite entrar no orifício onde o nervo trigémeo tem origem (foramen oval) e onde se localiza o seu gânglio (trigeminal ou de Gasser). O elétrodo é guiado por fluoroscopia (Raio X) o que permite ver com elevada resolução e em tempo real o trajeto do elétrodo sem necessidade de cortes. Uma vez no gânglio passa-se uma corrente de radiofrequência que aquece o nervo por forma a dificultar a passagem dos impulsos nervosos dolorosos.
Trata-se dum procedimento seguro e muito eficaz.
Há assim esperança para o tratamento de muitas cefaleias com métodos seguros e eficazes, não só através da administração de fármacos específicos como também de técnicas minimamente invasivas muito seguras e eficazes.
Dr. Miguel Cordeiro, neurorradiologista do Hospital Cruz Vermelha
Se sofre de dores de cabeça marque já a sua consulta para ver o tratamento mais adequado a si: https://www.hospitalcruzvermelha.pt/marcacoes/corpo-clinico/MiguelCordeiro
Veja também:

16 Março 2023
Pediatria no HCV
Na Clínica da Mulher e da Criança (que também é do adolescente) prestamos cuidados de saúde integrados à família, desde antes do nascimento, e até os jovens atingirem a idade adulta. O seguimento em pediatria começa com a consulta pré-natal. Tem muitas vantagens: os pais ficam a conhecer o pediatra, o pediatra consegue com mais tranquilidade perguntar informações e

22 Fevereiro 2023
Os alimentos que o protegem do inverno
Com a aproximação do inverno chegam as baixas temperaturas. Um verdadeiro périplo que põe à prova o nosso sistema imunitário, mas existem várias formas de auxiliarmos o nosso corpo a ultrapassar esta estação do ano com energia e livre de doenças. Há pequenos gestos no quotidiano que nos ajudam a atravessar o inverno longe das gripes e constipações, saiba quais aqui.

22 Fevereiro 2023
Sabe como conversar com os seus filhos? Conheça estas 3 dicas
Se tem dificuldades em conversar com os seus filhos, leia este artigo e descubra algumas dicas que a equipa de Psicologia Clínica do Hospital Cruz Vermelha preparou para si.

22 Fevereiro 2023
O diagnóstico de Demência Fronto-Temporal
No seguimento das últimas notícias sobre o diagnóstico de Demência Fronto-Temporal de Bruce Willis, a Dra. Diana Antunes, Responsável pela consulta de Cardiogenética do Hospital Cruz Vermelha, escreveu um artigo de opinão sobre esta temática. Leia aqui.