
Saúde e Bem Estar
Numa altura em que estar informado é fundamental, disponibilizamos os mais variados conteúdos para sua consulta.
14 de fevereiro : Dia Nacional do Doente Coronário
12 Fevereiro 2021

O Dia Nacional do Doente Coronário é comemorando a 14 de fevereiro e para a equipa clínica do Heart Center é uma oportunidade para alertar os nossos utentes sobre os problemas que atacam o coração, como o tabagismo ativo e passivo, a má alimentação e a falta de exercício físico. É a oportunidade para falar dos benefícios das novas técnicas cirúrgicas menos agressivas e que permitem uma melhor qualidade de vida quando já existe a doença coronária.
A obstrução total ou parcial das artérias coronárias provocada pela aterosclerose coronária é responsável pela maioria dos enfartes do miocárdio. Aproximadamente 80% de mortes súbitas, em doentes com mais de 35 anos, é devida a doença coronária. Fatores de risco como a historia familiar, ser homem com mais de 35 anos ou mulher em idade da menopausa, a vida sedentária, a obesidade ou sobrepeso, o colesterol elevado, a hipertensão arterial e a diabetes, o tabagismo e o stresse, são fatores de risco conhecidos que incitam o desenvolvimento da doença aterosclerótica. A doença coronária é uma doença cada vez mais frequente, e obriga, nas pessoas com fatores de risco, a fazer um estudo cardíaco regular para prevenir as fatais consequências da doença.
Hoje em dia, a doença coronária pode ser tratada na maioria das ocasiões de forma mini-invasiva, seja por método percutâneos, ou seja, por cateter, seja por cirurgia mini-invasiva com incisões de 5-6 cm na região mamaria esquerda, evitando assim abertura do esterno ou até, de uma forma multidisciplinar, juntado as duas técnicas. Esta técnica denominada “Hibrida” é rotina no nosso Heart Center e permite juntar os benefícios do tratamento percutâneo e da cirurgia mini-invasiva, conseguindo-se assim um restabelecimento do fluxo coronário completo com mínima agressão cirúrgica e com excelentes resultados.
Se a doença coronária é o seu problema ou uma das suas preocupações não hesite em consultar-nos.
Autor: Luis Baquero, Chefe da Cirurgia Cardíaca e Diretor do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha
Veja também:

18 Fevereiro 2021
Patologia da coluna: técnicas minimamente invasivas «são seguras e eficazes»
O médico Miguel Cordeiro fala-nos, na revista Farmácia Distribuição, das técnicas minimamente invasivas no tratamento da coluna.

18 Fevereiro 2021
Patologia do ombro é a segunda causa de consulta em Ortopedia
O médico Pedro Pimentão fala-nos, na revista Farmácia Distribuição, sobre os efeitos da patologia do ombro.

09 Fevereiro 2021
Quando iniciar a reabilitação após AVC?
Leia aqui os conselhos do nosso médico fisiatra, Miguel Reis e Silva sobre a importância e quando deve de iniciar a reabilitação após um AVC.

13 Janeiro 2021
As dicas da psicóloga Joana Pinheiro para combater a ansiedade durante novo confinamento
A psicóloga do HCV explica como a adopção das rotinas diárias e a criação de novas podem ajudar as pessoas a combater a ansiedade em nova fase de confinamento.