
Saúde e Bem Estar
Numa altura em que estar informado é fundamental, disponibilizamos os mais variados conteúdos para sua consulta.
Porque sangra tanto o nariz das crianças?
29 Outubro 2021

O nariz é uma área com grande irrigação sanguínea onde confluem muitas artérias e veias que atravessam o pescoço. Esta confluência é particularmente rica na zona mais anterior do septo nasal, o chamado plexo de Kiesselbach ou área de Little, onde são inúmeras as ligações entre múltiplas pequenas artérias.
O nariz é a via respiratória preferencial e tem também a função de humidificação, de aquecimento e de purificação do ar inspirado. Está em contacto permanente com inúmeros agentes agressores (temperaturas extremas, poeiras, alérgenos, vírus, bactérias, entre outros) tendo necessidade constante de reestruturação. Assim, além de uma porta de entrada de doenças, é também um órgão vulnerável a outras situações como a hemorragia.
A hemorragia nasal, cientificamente designada por epistáxis, é uma das urgências em otorrinolaringologia mais frequente, afetando pelo menos 60% da população geral. A epistáxis tem dois picos de incidência, um em crianças, geralmente antes dos 10 anos e outro em adultos com mais de 40 anos.
A causa da hemorragia nasal é quase sempre desconhecida, ou seja, idiopática. Contudo, a manipulação digital do nariz, o nose-picking, é uma frequente forma de trauma direto da mucosa nasal que muitas vezes passa despercebida ao próprio e aos pais. Esta manipulação pode originar crostas e colonização bacteriana da mucosa nasal causando uma inflamação de baixo grau com hipervascularização e fragilização vascular, que podem condicionar hemorragia.
As crianças têm o sistema imunológico em desenvolvimento e são assim mais propensas a infeções respiratórias e a crises de alergia, à medida que contactam com diferentes microrganismos e alérgenos. Por exemplo, a rinite é uma inflamação da mucosa nasal resultante da reação do sistema imunológico a estas “novidades” do ambiente externo, que se manifesta pelo aumento das secreções nasais, congestão nasal causada por edema dos tecidos, espirros e comichão. A inflamação com aumento de vascularização, a formação de crostas, o assoar, o coçar, e espirrar, são mais desafios que o nariz tem de enfrentar, que sendo muito vascularizado, tem maior risco de sangrar.
Apesar de frequente, a epistáxis nas crianças é raramente um quadro clínico grave. Na maioria dos casos, o foco da hemorragia é no plexo de Kiesselbach e portanto, facilmente controlada com pressão digital das narinas durante um período de 5 a 10 minutos. No entanto, a recidiva é frequente, sendo o principal motivo de stress e de diminuição na qualidade de vida da criança e dos pais. Nestas circunstâncias é aconselhada a observação por um Otorrinolaringologista. Não há um protocolo universal na abordagem da epistáxis, sendo a avaliação e tratamento personalizados, que geralmente passa pela hidratação com pomadas ou eventualmente cauterização química.
Marta Canas Marques
Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha
Veja também:

11 Maio 2022
Maio, Mês do Coração - Insuficiência Cardíaca: sal ou açúcar?
Como estamos em “Maio, Mês do Coração”, a equipa médica do Heart Center respondeu a uma pergunta de um doente nas redes sociais do nosso hospital.

05 Abril 2022
Para que servem os comprimidos de iodo em caso de risco nuclear?
A atual situação entre a Ucrânia e a Rússia levantou algumas questões relacionadas com a saúde e a um aumento de comprimidos à base de iodo. Saiba aqui a relação entre o iodo e os acidentes nucleares.

15 Março 2022
Heart Center – primeiro centro em Ecocardiografia de Esforço com mais de 400 casos num ano
Neste artigo do Prof. Cotrim, fique a saber mais sobre a Ecocardiografia de Esforço, uma técnica que soma cada vez mais benefícios no diagnóstico da doença cardíaca e investigação sobre a mesma.

15 Março 2022
Dor no peito: o que pode ser?
Muitas vezes, é sinal de um ataque cardíaco, mas não só. O Dr. Luís Baquero, Cirurgião Cardiotorácico no Hospital Cruz Vermelha, explica o que pode originar esta sensação de aperto no tórax.