
Saúde e Bem Estar
Numa altura em que estar informado é fundamental, disponibilizamos os mais variados conteúdos para sua consulta.
Saiba como pode reduzir o consumo de açúcar em cinco passos
20 Outubro 2022

De acordo com Ana Lúcia Silva, nutricionista no Hospital Cruz Vermelha, em Lisboa, o consumo excessivo de açúcar está ligado ao aumento de peso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas dentários. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcares simples deve ser inferior a 10% das necessidades calóricas diárias.
“Em Portugal, cerca de 25% da população ultrapassa as recomendações estabelecidas pela OMS, sendo a prevalência superior nas crianças e nos adolescentes, principalmente através da adição de açúcar de mesa, doces e refrigerantes”, diz a especialista.
Para diminuir o consumo de açúcar, experimente estas táticas:
- Analise os desejos: Preste atenção a quando lhe dá vontade de comer. Se for sempre um impulso das 15 horas, a rotação para lanches ricos em proteínas nessa altura pode ser útil.
- Compreenda as suas necessidades: O açúcar pode fazer-nos sentir melhor, mas nem sempre é o melhor remédio. Quer mesmo aquela barra de chocolate? Se estiver a cambalear de uma conversa stressante, uma pausa para respirar seria mais útil. Está a lutar contra uma dor de cabeça? Isso pode significar que está a precisar de uma refeição completa.
- Coma bem: Os especialistas em nutrição dizem que comer bem e manter-se hidratada ajuda a evitar quebras de tensão. E quando tiver fome, comer um lanche que seja uma mistura de gordura, proteínas e fibras fará com que se sinta mais saciada.
- Equilibre as suas refeições: Tente manter os pratos tão diversos quanto possível – ricos em proteínas, vegetais, gorduras saudáveis e, sim, hidratos de carbono – para se sentir mais cheia e para estabilizar o açúcar no sangue.
- Peça apoio: Os melhores amigos podem ajudá-la a estar mais atenta e vão apoiar os seus esforços. Evite os amigos que a deixam de lado se disser não a um cocktail açucarado ou a pressionam a comer a sobremesa.
Veja também:

16 Março 2023
Pediatria no HCV
Na Clínica da Mulher e da Criança (que também é do adolescente) prestamos cuidados de saúde integrados à família, desde antes do nascimento, e até os jovens atingirem a idade adulta. O seguimento em pediatria começa com a consulta pré-natal. Tem muitas vantagens: os pais ficam a conhecer o pediatra, o pediatra consegue com mais tranquilidade perguntar informações e

22 Fevereiro 2023
Os alimentos que o protegem do inverno
Com a aproximação do inverno chegam as baixas temperaturas. Um verdadeiro périplo que põe à prova o nosso sistema imunitário, mas existem várias formas de auxiliarmos o nosso corpo a ultrapassar esta estação do ano com energia e livre de doenças. Há pequenos gestos no quotidiano que nos ajudam a atravessar o inverno longe das gripes e constipações, saiba quais aqui.

22 Fevereiro 2023
Sabe como conversar com os seus filhos? Conheça estas 3 dicas
Se tem dificuldades em conversar com os seus filhos, leia este artigo e descubra algumas dicas que a equipa de Psicologia Clínica do Hospital Cruz Vermelha preparou para si.

22 Fevereiro 2023
O diagnóstico de Demência Fronto-Temporal
No seguimento das últimas notícias sobre o diagnóstico de Demência Fronto-Temporal de Bruce Willis, a Dra. Diana Antunes, Responsável pela consulta de Cardiogenética do Hospital Cruz Vermelha, escreveu um artigo de opinão sobre esta temática. Leia aqui.